top of page

 EBE

IV Encontro Brasileiro de Ecolinguística

25-27 de junho de 2018 - Fortaleza - CE
IV Encontro Brasileiro de Ecolinguística
25-27 de junho de 2018
 

Universidade Federal do Ceará - Centro de Humanidades - Campus Benfica

 Fortaleza - CE

  • Facebook Basic Black
  • Blogger - Black Circle
Apresentação

  O IV Encontro Brasileiro de Ecolinguística (IV EBE) tem por objetivo divulgar os avanços científicos nos estudos que relacionam linguagem e meio ambiente, relação estudada pela Ecolinguística, inclusive a Linguística Ecossistêmica e a Análise do Discurso Ecológica (ADE). Enfim, qualquer abordagem aos fenômenos da linguagem que parta da Ecologia, da visão ecológica de mundo, será bem-vinda.

 Mais especificamente, as contribuições podem ser nas áreas de Teoria Ecolinguística, Ecolinguística Crítica, Ecologia das Línguas, Ecologia do Contato de Línguas, Ecolinguística e Etnociências, Ecolinguística e Ensino de Línguas, a questão da metodologia na Ecolinguística, entre outros estudos de áreas conexas que contemplem a relação entre língua e meio ambiente.

  Tudo isso no âmbito da exoecologia linguística (exterioridade de linguagem), mas a Ecolinguística não deixa de lado a endoecologia linguística, ou seja, questões que na tradição linguística são chamadas de estruturais, mas sempre da perspectiva ecológica.

  O IV Encontro Brasileiro de Ecolinguística (IV EBE) é uma realização conjunta do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará (UFC), com a colaboração da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal de Goiás (UFG), além do inestimável apoio da CAPES.

   A realização do IV EBE mostra que os encontros e a Ecolinguística em geral já estão consolidados no Brasil.

   A atualidade da discussão sobre a relação que o ser humano estabelece com o meio ambiente também entra como importante justificativa para esse evento, dada a efervescência nos estudos sobre a natureza e a relação entre o ser humano e o seu meio natural, mental e social.

  Diante da crescente a alarmante degradação do meio ambiente vital, também os linguistas precisam estar conscientes de que é preciso mudar atitudes.

CONTATO

Seu comentário foi enviado com sucesso!

bottom of page